TSP Messenger Minimizar  Aumentar
Para usar faça LOGIN ou CADASTRE-SE
Digite aqui: Enviar

ELASTÔMEROS

 

A norma ASTM D1566 define os elastômeros como “materiais macromoleculares que retornam rapidamente para as dimensões e formas iniciais próximas após deformação substancial por uma tensão fraca seguida da liberação da tensão”. A norma também faz uma comparação com a borracha, definindo-a como “material que é capaz de se recuperar de grandes deformações rapidamente e forçosamente, e pode ser, ou já é, modificada para um estado em que é essencialmente insolúvel (mas pode aumentar de volume) em um solvente como o benzeno, metil-etil-cetona ou etanol tolueno azeótropo”. Essas definições valem para a borracha natural (derivada do látex) e para os elastômeros sintéticos, respectivamente.

 

Sola de tênis em elastômero

 

Falando de uma maneira mais simples, é considerada borracha aquele material que ao ser esticado até o dobro de seu comprimento e segurado por 1 minuto, fica com cerca de 1,5 vezes seu comprimento original após ser solto. No caso dos elastômeros, a recuperação do comprimento seria mais próxima do original.

Os elastômeros, quando comparados com outros materiais de engenharia, são caracterizados pela grande deformabilidade, baixíssima rigidez e grande capacidade de armazenamento de energia. Certos materiais elastoméricos possuem características específicas como resistência a químicos corrosivos, resistência à óleo, ao ozônio, à temperatura e outras condições de ambiente.

   
   
 
 

Veja também:

Assuntos técnicos em geral
Processos de transformação de termoplásticos
Acrílico - PMMA
Polietileno - PE
Termoplásticos e termofixos
Ainda não encontrou o que procurava? Dê uma olhada no nosso fórum!

Artigo postado em 07/02/2011

Sobre o autor:
Daniel Tietz Roda é Tecnólogo em Produção de Plásticos formado pela FATEC/ZL e Técnico em Projetos de Mecânica pela ETEC Aprígio Gonzaga. Trabalha na área de assistência técnica e desenvolvimento de plásticos desde 2008 e atualmente coordena o depto. técnico da Ambiental Recicladora.

   
   
© 2010-2017 - Tudo sobre Plásticos. Todos os direitos reservados.
Página inicial - Política de privacidade - Contato