Estado indiano proíbe o uso de produtos descartáveis de plástico

28/10/2011


Estrada sendo asfaltada com mistura de betume e plástico


Após proibir todos os tipos de sacolas descartáveis de polietileno que não fossem biodegradáveis em 02 de outubro de 2009, o Estado de Himachal Pradesh, na Índia, resolveu proibir também outros descartáveis plásticos como copos e pratos, liberando apenas a água que ainda pode ser embalada em garrafas de PET.


A nova proibição é rígida e prevê aplicação de multas acima de 5000 rúpias (cerca de R$ 175) para quem fazer mal uso de produtos plásticos. Apesar de o governo local ter decidido impor a proibição em 15 de agosto, a implantação foi deferida apenas em 2 de outubro devido a oposição de comerciantes.

Para transformar Himachal Pradesh em um estado “livre de polietileno”, o departamento de obras públicas local (PWD) também lançou um projeto onde o polietileno e outros plásticos descartados são usados para construção de estradas, reduzindo seu custo consideravelmente, já que o governo compra o resíduo por apenas 3 rúpias (cerca de R$ 0,10).

Fontes: The Pionner (02/10/2011) / Exame (27/10/2011)




Electrolux transforma “lixo” em aspiradores de pó

Novidade digna de prêmio para a maioria, mas comum para quem trabalha com reciclagem de plásticos, o uso de materiais pós-consumo na fabricação de eletrodomésticos vem ganhando cada vez mais espaço.



Dessa vez quem passou a usar plástico reciclado em seus produtos foi a Electrolux com seu projeto Vac From the Sea, através do qual os materiais são recolhidos dos mares e transformados em aspiradores de pó (usando 70% de reciclado). A empresa foi premiada pela ONU por sua iniciativa, recebendo o Prêmio Dourado do ano.

"A meta da Electrolux é a produção de aspiradores de pó exclusivamente com material reciclado. O Vac From the Sea nos oferece uma plataforma para ampliar a visibilidade sobre os problemas de gestão do planeta em relação aos plásticos, e como eles destroem os oceanos", afirma Cecilia Nord, vice-presidente de Assuntos de Sustentabilidade e Ambientais da Electrolux mundial.


No Brasil a empresa possui dois modelos de “aspiradores verdes”, o Flex Green tem 25% de material reciclado e o Ultrasilencer Green 55% de plástico reciclado.

Fonte: Electrolux (06/11/2011)


© 2010-2024 - Tudo sobre Plásticos. Todos os direitos reservados.
Página inicial - Política de privacidade - Contato


TSP Messenger Minimizar  Aumentar
Para usar faça LOGIN ou CADASTRE-SE
Digite aqui: Enviar