Reciclagem de plásticos gera renda para catadores de Sorocaba

23/12/2011


Fraldas usadas que serão recicladas na Itália


No dia 13/12/2011 foi inaugurada em Sorocaba a Unidade de Beneficiamento do Plástico, projeto financiado pela Petrobrás, pelo BNDES e mais o Sindicato dos Metalúrgico de Sorocaba. Outra contribuição veio da prefeitura que cedeu a área em regime de comodato por 30 anos, além de oferecer a isenção de taxas municipais.


A fábrica produzirá tubos feitos com polipropileno e polietileno reciclado, recolhidos pelos catadores da Rede Cata-Vida, mantenedora das doze cooperativas de reciclagem da região, como a Recicla Itaí. Num primeiro processo, o material será lavado e moído, o que já agregará mais valor de comércio do produto, passando de R$ 0,86 o quilo para R$ 1,80. Depois disso, o material será extrudado e granulado para ser usado como matéria-prima para a fabricação de novos produtos plásticos.

"Porém, como há custo de mão de obra, manutenção e abertura de capital de giro - com previsão de reserva nos próximos seis meses -, inicialmente o valor agregado será de 20%. Mas nosso objetivo é crescer", afirmou Rita de Cássia Viana, presidente do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec), que assessora a rede.

O projeto vai beneficiar 280 pessoas, e a fábrica terá capacidade de moer 100 toneladas de plástico por mês. Inicialmente a produção será pequena, com previsão mensal de 17 toneladas, mas o objetivo da rede é que a demanda do comércio pelos produtos façam com que seja alcançada a capacidade máxima de trabalho na unidade.

"Isso aqui é a realização de um sonho. Há muito tempo nós sabíamos que poderíamos valorizar e muito o trabalho dessas pessoas", observou ela. Seu José Augusto Rodrigues de Moraes, de 65 anos, presidente da Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba (Coreso) - uma das cooperativas beneficiadas pela fábrica, emocionou-se.

Fonte: Cruzeiro do Sul (14/12/2011) / Rede Bom Dia (14/12/2011)


© 2010-2024 - Tudo sobre Plásticos. Todos os direitos reservados.
Página inicial - Política de privacidade - Contato


TSP Messenger Minimizar  Aumentar
Para usar faça LOGIN ou CADASTRE-SE
Digite aqui: Enviar