O Aglutinador e o Processo de Aglomeração

Aglutinador
Aglutinador
O aglutinador tem duas funções: complementar a secagem fazendo o pré-aquecimento do material e compactá-lo, a fim de facilitar o processamento por extrusão.

O aglutinador consiste em um equipamento que se apresenta geralmente na forma de um tubo, onde um motor elétrico fornece força para o giro de um eixo dotado de facas dentro desse tubo, a fim de cisalhar o material e aquecê-lo por atrito com as próprias facas e as paredes do equipamento. O cisalhamento e o calor produzido somados ao atrito fazem com que os flocos de material, inicialmente parecidos com pedaços de papel picado, se transformem em grãos como se esses pedaços de papel fossem amassados, o que facilita o fluxo do material no funil.

O material aglutinado é então despejado em uma espécie de tanque, onde com um rastelo o operador o movimenta para que não empedre devido ao calor por volta dos 80°C, ponto em que muitos plásticos começam a amolecer.

Visão interna de um aglutinador
Visão interna de um aglutinador


Bibliografia:
HARPER, Charles A.; PETRIE, Edward M. Plastics Materials and Process: A Concise Encyclopedia. Hoboken: John Wiley & Sons, Inc., 2003.
WIEBECK, Hélio; HARADA, Júlio. Plásticos de Engenharia: Tecnologia e Aplicações. São Paulo: Artliber Editora, 2005.
Artigo postado em 25/09/2010
Sobre o autor: Daniel Tietz Roda é Tecnólogo em Produção de Plásticos formado pela FATEC/ZL e Técnico em Projetos de Mecânica pela ETEC Aprígio Gonzaga. Trabalhou na área de assistência técnica e desenvolvimento de plásticos de 2008 até 2013 e atualmente é proprietário do Tudo sobre Plásticos.
© 2010-2017 - Tudo sobre Plásticos. Todos os direitos reservados.
Página inicial - Política de privacidade - Contato
TSP Messenger Minimizar  Aumentar
Para usar faça LOGIN ou CADASTRE-SE
Digite aqui: Enviar