UFSCar recebe inscrições para mestrado em Ciência dos Materiais

28/05/2012



O Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe, de 28 de maio a 15 de junho de 2012, inscrições no processo seletivo do 2° semestre para o curso de mestrado. As áreas de concentração trabalhadas no curso são "Materiais Funcionais e Polímeros de Fontes Renováveis" e "Nanociência e Nanotecnologia de Materiais", com várias linhas de pesquisa relacionadas.


As inscrições podem ser feitas com a entrega dos documentos pelo Correio ou, pessoalmente, na Secretaria do PPGCM, no edifício da Biblioteca do campus Sorocaba. O atendimento será das 9 às 11h30 e das 14 às 16h30.

A Ciência dos Materiais é uma ciência interdisciplinar que envolve diversas áreas do conhecimento, entre elas Física, Química e Engenharias (Mecânica, Elétrica, Química, Civil e de Materiais, entre outras), investigando questões ligadas à obtenção ou extração, processamento, transformação, estudo estrutural, caracterização e aplicação dos materiais. Dentro do Programa destacam-se as pesquisas com materiais biodegradáveis ou bioativos, compósitos e nanocompósitos, materiais para sensores e para aplicações médicas, dentre outros.

Informações completas sobre o Programa e o procedimento de inscrição podem ser obtidas pelo site www.ppgcm.ufscar.br ou pelo e-mail dorisregianema@ufscar.br. O campus Sorocaba da UFSCar fica na Rodovia João Leme dos Santos, km 110, bairro do Itinga.

Fonte: www.planetauniversitario.com (25/05/2012)




Duque de Caxias ganha curso na área de polímeros

28/05/2012


Antigas instalações do CVT Saracuna


Duque de Caxias (RJ) ganhou no dia 25/05/2012 uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). O Centro Vocacional Tecnonógico (CVT), como é chamada a unidade, oferecerá cursos na área de Polímeros (plásticos) e é motivo de entusiasmo para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso: “É a ampliação das oportunidades de emprego. É a realização de um sonho, de fazer Caxias referência de escola técnica e profissional de Polímeros”, disse o secretário.


A escola possui laboratórios de informática, física, química, controle de qualidade e máquinas de transformação de plásticos. A unidade, anteriormente localizada na Praça do Rosário, também oferece uma ‘Faetec Digital’, espaço onde a população pode usar a internet para trabalhos e pesquisas.

A aluna do curso Técnico em Plástico Suzana Ribeiro da Silva, de 23 anos, acompanhou de perto as transformações e melhorias na unidade. “Mudamos para um espaço maior e agora temos vários laboratórios. O espaço anterior não permitia uma infraestrutura como essa. As empresas estão absorvendo nossa mão de obra, e saímos realmente preparados para trabalhar no mercado. Nossos professores são muito próximos, o que nos oferece acesso as informações de forma prática”, disse ela.

Quanto aos cursos oferecidos na unidade, os interessados podem recorrer às áreas de Reciclagem de Plásticos e de Informática, novidades na grade. Inicialmente o CVT Saracuruna oferece capacitação em Informática I; Montagem e Manutenção de Computadores; Auxiliar em Administração de Redes; Operador de Editoração Eletrônica; Assistente Administrativo; Operador de Telemarketing; Operador de Injetora e Extrusora de Plásticos; Estoquista ou Almoxarife; Reciclagem de Polímeros; e Inglês e Espanhol. Aqueles que já concluíram o Ensino Médio podem optar pelos cursos Técnicos em Plásticos e em Informática, ambos nas modalidades de concomitância externa e subsequente.

Para concorrer às vagas ofertadas pela Faetec, basta ficar atento ao site da Rede – http://www.faetec.rj.gov.br - que comunica a abertura de inscrições.

A unidade fica situada no Ciep 229 – Cândido Portinari, Rua Cândido Portinari, S/N, em Saracuruna, Duque de Caxias.

Fonte: Baixada Fácil (24/05/2012)


© 2010-2024 - Tudo sobre Plásticos. Todos os direitos reservados.
Página inicial - Política de privacidade - Contato


TSP Messenger Minimizar  Aumentar
Para usar faça LOGIN ou CADASTRE-SE
Digite aqui: Enviar