Vale do Plástico, na França, sofre com falta de mão de obra qualificada

Para sindicatos, problema não está na escassez de mão de obra, e sim nos baixos salários pagos

24/12/2019


OYONNAX, FRANÇA - Ao longo de uma vasta planície alpina, centenas de fábricas estão produzindo frascos plásticos de perfume, autopeças e ferramentas industriais. Caminhões transportam milhares de artigos finais prontos para a exportação. Nos cartazes e armazéns, anúncios de vagas de trabalho balançam ao vento.


Não falta emprego em Ain, região manufatureira do leste da França conhecida como “Vale do Plástico". Mas as empresas nesse arborizado canto próximo da fronteira com a Suíça frearam a produção porque não conseguem encontrar mão de obra capacitada para uma linha de produção que exige experiência com computadores.

“É um freio à competitividade", disse Gilles Pernoud, presidente do Groupe Pernoud, cuja empresa faz moldes de injeção de plástico para a BMW e outras montadoras. Ele disse que teve de recusar contratos de quase um milhão de euros nos dois anos mais recentes porque não encontrou trabalhadores qualificados.

“Precisamos de funcionários mais familiarizados com a tecnologia", disse Pernoud, apontando para o maquinário robótico do seu piso e fábrica, programado por um funcionário para produzir um molde de aço de alta precisão. “Mas não há um número suficiente de pessoas para preencher essas vagas.”

Há um porém. A França, como muitos países da Europa, enfrenta um problema trabalhista. Apesar do desemprego superior a 8% - um dos mais altos da Europa, perdendo para Itália, Espanha e Grécia -, há mais de 250 mil vagas de trabalho em aberto. É difícil encontrar pessoas para trabalhar como encanadores, engenheiros, garçons e cozinheiros.

O desafio é particularmente agudo na manufatura, onde quase 40% da empresas carecem de mão de obra. Em Ain, há pelo menos 18 mil vagas de trabalho disponíveis. A França precisa encontrar uma solução rapidamente. Depois de se recuperar de uma recessão dupla durante a crise financeira, a economia do país volta a desacelerar, alcançado agora crescimento de 1,7% enquanto a recuperação perde força na Europa.

Os empregadores dizem que a manufatura tem um problema de imagem após anos de concorrência barata por parte da Ásia e do Leste Europeu, que levou ao fechamento de fábricas na França. A indústria, que já representou 25% da economia nos anos 1960, encolheu para 10% da atividade.

Para os sindicatos, o problema não está na escassez de mão de obra, e sim nos baixos salários pagos pelas empresas que se queixam da falta de trabalhadores. De acordo com os sindicatos, se as empresas oferecessem salários melhores, encontrariam os trabalhadores de que precisam.

Na Alemanha, grande potência manufatureira da Europa, a indústria é vista sob uma ótica positiva. Cerca de metade dos jovens entre 16 e 24 anos participam de programas de capacitação como aprendizes. Na França, os fabricantes dizem que o treinamento é menos intensivo e não consegue mais produzir trabalhadores capacitados com as habilidades desejadas. A situação é especialmente difícil para a indústria dos plásticos, disse Damien Petitjean, que trabalha em uma escola do ensino médio em Oyonnax, conforme aumentam as preocupações com o impacto ambiental de uma cultura do desperdício.

Algumas empresas reúnem seus recursos para criar programas de treinamento. Na LMT Belin, que produz ferramentas para as indústrias do plástico, automotiva e aeroespacial, o diretor executivo Bertrand Lefevre formou uma parceria com cinco outras empresas para oferecer experiência de trabalho aos desempregados. Em um dia recente, oito jovens treinavam a programação de equipamento robótico, mexendo em uma máquina que produzia brocas de perfuração de alto desempenho.

Mohamed El Hmidi, 23 anos, já trabalhou como ajudante de obras e fez outros bicos. Chegou à agência de desempregados de Oyonnax alguns meses atrás e ficou sabendo do treinamento da LMT Belin. Decidiu aproveitar a oportunidade. “Esse é o nosso futuro", disse El Hmidi. Ele já passou pelas outras quatro fábricas que somaram suas forças às da LMT Belin. “Aqui, somos expostos às novas tecnologias", disse ele. / TRADUÇÃO DE AUGUSTO CALIL

Fonte: Estadão (06/08/2019)




Barreiras para conter o coronavírus prejudicam distribuição de plástico

As barreiras em estradas para impedir o avanço do coronavírus já afetam a entrega de produtos como o plástico, material utilizado na fabricação de embalagens que não está na lista de itens essenciais

25/03/2020


Fila gigante de caminhões na Alemanha


Plástico anti-UV

As barreiras em estradas para conter o coronavírus já afetam a entrega de matérias primas. Na noite de sexta-feira (20), caminhões com plástico, material usado na fabricação de embalagens, não puderam seguir viagem. O motivo é que a carga não se enquadra na lista de itens de primeira necessidade.


São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pernambuco são alguns dos Estados que barraram a entrada de caminhões com cargas “secundárias”. A tendência é que o número de barreiras aumente na próxima semana.

Presidente da Associação Brasileira de Distribuição de Resinas Plásticas, (Adirplast), Laercio Gonçalves diz que três caminhões com resinas plásticas foram barrados. “Estamos informando os órgãos responsáveis que distribuímos grande parte das embalagens no País”.

Segundo Gonçalves, 75% do plástico processado no Brasil é destinado à fabricação de embalagens. E destinado às indústrias de alimentos, higiene e saúde. Por isso o dirigente argumenta que esse material deve ser enquadrado como mercadoria prioritária.

“Alguns Estados estão fechando as fronteiras e não estão se atentando ao fato de o plástico ser um produto de extrema necessidade”, afirma Gonçalves. Ele diz que vários caminhões com esse tipo de carga foram barrados.

Por causa da pandemia do coronavírus, a Adirplast estima que a demanda por plástico para embalagens crescerá entre 20% e 30%. “Não sabemos como será daqui em diante, mas se paramos de distribuir, a indústria em geral vai para de produzir”, afirma Gonçalves.

A Adirplast tem 21 associados e uma carteira de 7 mil clientes entre os 11.500 transformadores de plásticos do Brasil. A distribuição do produto entre as indústrias do setor e para o consumidor final é feita por meio de uma frota com cerca de 200 veículos.

Vários países têm barreiras em estradas

As barreiras em estradas não são um fenômeno apenas no Brasil. Esse tipo de restrição para reduzir a proliferação do coronavírus está sendo adotado em vários países.

Na quinta-feira (19), uma gigantesca fila de caminhões se formou na divisa da Polônia com a Alemanha. Na sexta-feira (20), muitos caminhões foram barrados na fronteira dos Estados Unidos com o México.

No fim de semana os dois países concordaram em restringir a circulação de produtos considerados como não essenciais. O objetivo é desacelerar a propagação do coronavírus.

Fonte: Estadão (22/03/2020)


© 2010-2024 - Tudo sobre Plásticos. Todos os direitos reservados.
Página inicial - Política de privacidade - Contato


TSP Messenger Minimizar  Aumentar
Para usar faça LOGIN ou CADASTRE-SE
Digite aqui: Enviar