BCF Plásticos investe na reciclagem da água

Reutilização de água, captação de chuva e campanha entre funcionários para consumo consciente são algumas medidas adotadas pela BCF para minimizar impactos da crise hídrica

01/02/2015



A insegurança provocada pela falta de água e a crise hídrica que vem acometendo São Paulo fez com que a BCF Plásticos acelerasse a implementação de uma politica para o reaproveitamento da água em sua fábrica. Há dois anos, a empresa adota algumas medidas para economia de água e criou um sistema próprio de reúso que possibilita a independência no processo fabril. A empresa, localizada na região central de São Paulo há mais de 40 anos, trocou todas as suas torneiras e válvulas por equipamentos mais econômicos e ampliou a captação da água de chuva, investindo em nova plataforma com mais sete caixas de água. “Nosso objetivo é tornar a empresa autossuficiente e imune a qualquer tipo de crise que possa surgir, ao mesmo tempo em que otimizamos gastos e ajudamos o meio ambiente”, explica Marco Antonio Capozzielli, diretor administrativo da BCF. A empresa transforma, anualmente, cerca de 1,5 mil toneladas de PVC em produtos como portas e box sanfonados, além de divisórias móveis multiúso.


Capozzielli explica, também, que as máquinas da planta fabril já possuem um sistema de reutilização de água no processo de fabricação e basicamente a água reposta é somente aquela que é evaporada. “Atualmente temos quatro circuitos de água distintos, dois completamente fechados com temperatura entre 6 a 10ºC e índice de reposição baixíssimo, pois não existe evaporação; um semiaberto com pouca reposição e um aberto compartilhado de torres de refrigeração no qual depositamos a maior parte de nossa atenção.

Outra medida adotada pela empresa foi a de controlar eletronicamente caixas e bombas, o que permite a compensação automática do gasto, além do controle diário da quantidade e qualidade da água que sinaliza qualquer alteração de rotina. “Esses dados permitem detalhar o consumo ideal, e com isso fizemos uma ampla campanha interna sobre a conscientização e redução no consumo de água, permitindo assim atingir um ideal de consumo bastante baixo”, diz Capozzielli. “Também instalamos alguns catalisadores eletroquímicos que fazem a doação de elétrons para a água, reduzindo a adição de produtos químicos no sistema”.

Sobre a BCF

Há 43 anos no mercado, a BCF Plásticos fabrica produtos em PVC como portas e box sanfonados e a exclusiva divisória móvel multiúso. Inovadora nos produtos, a BCF hoje exporta para países da Europa e toda a América Latina. Ao todo são sete linhas de produtos com diversos modelos, padrões, cores e dimensões.

Com o propósito de oferecer soluções modernas que encantem e facilitem o dia a dia dos clientes, a BCF Plásticos foi pioneira em lançar a primeira porta sanfonada do Brasil, em 1988. Depois, em 2000, foi a vez do box sanfonado e, em 2003, a divisória móvel (produto sem similar no mercado nacional). Saiba mais em www.bcf.com.br.

Fonte: BCF (28/01/2015)




Evonik anuncia novo distribuidor de PEEK para segmento médico-hospitalar

ACNIS do Brasil passa a distribuir linha VESTAKEEP® i (PEEK) implantável, para o mercado médico-hospitalar

22/08/2015



A Evonik, umas das líderes mundiais em especialidades químicas, firmou parceria com a empresa ACNIS do Brasil, para distribuição em todo o território brasileiro da linha VESTAKEEP® i (PEEK), destinada ao mercado médico-hospitalar.


O acordo começou a vigorar no dia 1º de julho e os clientes deste segmento passam a contar com soluções completas, incluindo prestação de serviços, logística e condições comerciais competitivas para os produtos da linha VESTAKEEP® i.

Trata-se de uma linha de polímeros de última geração da Evonik para aplicações em implantes cirúrgicos de longo prazo, pois proporcionam segurança máxima, qualidade e confiabilidade. Com biocompatibilidade comprovada, as aplicações típicas são implantes espinhais e ortopédicos, implantes para trauma (fixação de fraturas ósseas) e implantes dentários.

“A parceria com a ACNIS, que é uma das líderes mundiais na distribuição de materiais implantáveis e que se associa agora à tecnologia e qualidade dos produtos VESTAKEEP® i, reafirma nosso compromisso em oferecer soluções completas e eficientes para os nossos clientes da indústria médica, destaca Vitor Lavini, Gerente de Produto da Linha de Polímeros de Alta Performance, da Evonik.

Sobre a ACNIS do Brasil

Localizada em Sorocaba-SP, ACNIS do Brasil é uma empresa que distribui materiais Biomédicos em Titânio, Aço Inoxidável, Cobalto Cromo, Fios em Nitinol, Fios em Tântalo e Polímeros para a fabricação de implantes dentários, implantes ortopédicos, instrumentação cirúrgica, brocas cirúrgicas.

A matriz está localizada em Villeurbanne, próximo a Lyon, na França. Fundada em 1991, exporta para mais de 40 países ao redor do mundo.

Sobre a Evonik

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2014, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 12,9 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 1,9 bilhão de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Fonte: adaptado de Segs (12/08/2015)


© 2010-2024 - Tudo sobre Plásticos. Todos os direitos reservados.
Página inicial - Política de privacidade - Contato


TSP Messenger Minimizar  Aumentar
Para usar faça LOGIN ou CADASTRE-SE
Digite aqui: Enviar