Ford abre laboratório de polímeros

Instalação em Camaçari dará agilidade na certificação de materiais plásticos

11/09/2016



A Ford abriu dentro da fábrica de Camaçari/BA um laboratório de polímeros, materiais que compõem 60% das peças utilizadas nos carros. A instalação trará agilidade na certificação de novos materiais plásticos desenvolvidos por fornecedores e passa a liderar toda a cadeia técnica e logística de testes na área. Este é o primeiro centro de análise desse tipo pertencente à própria montadora na América do Sul. Até então essas análises eram feitas por parceiros como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).


Enquadram-se entre os polímeros materiais como o polipropileno, o polietileno de alta ou baixa densidade, os acrílicos e o ABS, que são objeto de constantes pesquisas. Redução de peso, de custo, aumento de durabilidade e maior utilização de conteúdo reciclado são características buscadas no desenvolvimento desses compostos, além da manutenção da aparência das peças em diferentes condições climáticas.

O laboratório fica no centro de desenvolvimento do produto da Ford na fábrica de Camaçari, onde são feitos o EcoSport e a linha Ka (hatch) e Ka+ (sedã). Os equipamentos incluem máquina de ensaio de índice de fluidez e microscópio estereoscópico, que permite uma análise binocular em profundidade da composição dos materiais. A equipe é formada por especialistas na avaliação de propriedades como deformação, resistência, contaminação, dureza e elasticidade dos polímeros.

Fonte: Automotive Business (11/08/2016)


© 2010-2024 - Tudo sobre Plásticos. Todos os direitos reservados.
Página inicial - Política de privacidade - Contato


TSP Messenger Minimizar  Aumentar
Para usar faça LOGIN ou CADASTRE-SE
Digite aqui: Enviar