Lavagem e Separação de Plásticos


Equipamento para lavagem e separação de PE e PP
Em reciclagem de plásticos, o termo “lavagem” pode se referir tanto a retirada de impurezas como terra ou óleo como também a separação (ou descontaminação) de dois ou mais tipos de polímero que estão na condição de material moído ou granulado.

O reciclador pode construir um tanque simples em alvenaria ou adquirir um de fabricante especializado em equipamentos para processamento de plásticos, esses tanques geralmente possuem palhetas que movimentam o material na água (ou na solução), lavando e transportando-o até o próximo estágio do processo, que no caso seria uma segunda lavagem, dessa vez para a retirada do sal ou qualquer outro resíduo da solução utilizada nessa etapa. O trabalho de separação/descontaminação também pode ser realizado manualmente.

Na primeira imagem, é exibido um tanque de lavagem fabricado pela Gold Press, onde uma "roda circuladora" retira os materiais que flutuam na água ou solução. Esse equipamento também possuí sistema de circulação de água e palhetas para movimentação dos materiais triturados, tracionado por moto-redutores.

O processo é realizado em um tanque cheio de água onde são despejados os materiais que se quer separar. Os materiais que têm densidade menor que 1g/cm³, como o PP e os polietilenos flutuarão sobre a água, enquanto os que têm densidade maior, como o ABS e as poliamidas afundarão. A adição de álcool etílico na água fará com que mais materiais afundem, pois a densidade da solução será reduzida, enquanto a adição de sal de cozinha fará o efeito inverso, a solução estará mais densa e mais materiais flutuarão. Dessa forma é possível separar uma boa variedade de polímeros, existindo uma dificuldade maior para aqueles que têm densidade muito próxima como o ABS e o PS.



Bibliografia:
HARPER, Charles A.; PETRIE, Edward M. Plastics Materials and Process: A Concise Encyclopedia. Hoboken: John Wiley & Sons, Inc., 2003.
WIEBECK, Hélio; HARADA, Júlio. Plásticos de Engenharia: Tecnologia e Aplicações. São Paulo: Artliber Editora, 2005.
Artigo postado em 09/10/2010
Sobre o autor: Daniel Tietz Roda é Tecnólogo em Produção de Plásticos formado pela FATEC/ZL e Técnico em Projetos de Mecânica pela ETEC Aprígio Gonzaga. Trabalhou na área de assistência técnica e desenvolvimento de plásticos de 2008 até 2013 e atualmente é proprietário do Tudo sobre Plásticos.
© 2010-2017 - Tudo sobre Plásticos. Todos os direitos reservados.
Página inicial - Política de privacidade - Contato
TSP Messenger Minimizar  Aumentar
Para usar faça LOGIN ou CADASTRE-SE
Digite aqui: Enviar