TSP Messenger Minimizar  Aumentar
Para usar faça LOGIN ou CADASTRE-SE
Digite aqui: Enviar

BLENDAS

 

Blenda é a mistura mecânica de plásticos diferentes, onde na maior parte dos casos não existe reação química entre esses materiais, ao contrário da copolimerização, onde essa reação existe a ponto de transformar dois materiais (ou mais) em um único plástico.

E pra que isso?

Um exemplo: você quer injetar uma carcaça de retrovisor que seja resistente às intempéries e aos pés dos motoqueiros, mas acha que o ABS não vai dar conta do trabalho. O que você faz? Usa uma blenda ABS/PC, que combina as propriedades do ABS com a excelente resistência mecânica e ao clima do policarbonato. Inclusive essa a blendagem do PC com o ABS torna o processamento muito mais fácil do que usando o policarbonato puro.

Exemplo de aplicação da blenda ABS/PC

Como são feitas?

Através de extrusoras, geralmente duplas-roscas para uma homogenização mais eficiente.

Extrusora dupla-rosca para produção de blendas

Posso blendar qualquer plástico?

Não... Vários materiais não são compatíveis entre si, alguns necessitam de agentes de acoplagem e a mistura de outros ainda pode causar danos no equipamento ou colocar a saúde dos operadores em risco. Já ouvi falar sobre dois casos em que durante a purga de máquinas, de PVC com poliacetal ou vice-versa, houve explosão onde peças das máquinas foram lançadas a metros de distância. As blendas mais utilizadas hoje são: ABS/PC, ABS/PVC, PC/PBT e PS/PPS, mas existem muitas outras para casos muito específicos.

Peça produzida em ABS/PVC

Recomendo ler também o artigo Compostos.

 

   
   
 
 

Veja também:

Contratipos de PP
Diferenciando o acrílico do policarbonato
Entradas em moldes para plásticos
Processo de sopro
Diferença entre homopolímero e copolímero
Processo de injeção
Síntese do PS
Ainda não encontrou o que procurava? Dê uma olhada no nosso fórum!

Artigo postado em 12/06/2011

Sobre o autor:
Daniel Tietz Roda é Tecnólogo em Produção de Plásticos formado pela FATEC/ZL e Técnico em Projetos de Mecânica pela ETEC Aprígio Gonzaga. Trabalha na área de assistência técnica e desenvolvimento de plásticos desde 2008 e atualmente coordena o depto. técnico da Ambiental Recicladora.

   
   

© 2010-2017 - Tudo sobre Plásticos. Todos os direitos reservados.

Página inicial - Política de privacidade - Contato