SUPERCOLAS E ADESIVOS

É sempre bom poder unir peças utilizando parafusos, travas etc, mas às vezes você pode precisar bancar o plastimodelista e recorrer às colas especiais. E o que parecia simples acaba esbarrando na dúvida: qual cola usar? Cada material precisa de uma cola diferente, e é nisso que vamos tentar te ajudar hoje!

Adesivos com base em epóxi


Adesivos epóxi também estão disponíveis na forma líquida
Os adesivos baseados em epóxi possuem boa vida útil e não requerem refrigeração. Podem ser curados em temperatura ambiente, mesmo quando em grandes quantidades, mas podem exigir temperaturas elevadas para que tenham um alto desempenho garantido.

Não há problema em aplicar o epóxi em superfícies molhadas (desde que não esteja encharcada), mas ela deve estar preparada, de preferência limpa e lixada caso não seja porosa. Feito isso, a aplicação do epóxi pode ser realizada com as mãos, no caso da massa, e com espátula ou pincel no caso de adesivo líquido.

A maior desvantagem do epóxi na forma de massa é que ele é quebradiço, além de não proporcionar boa resistência ao descolamento, por esse motivo os fabricantes misturam ao adesivo algum tipo de elastômero, aumentando assim a flexibilidade do epóxi.

Aplicações: união entre concreto e metal, união entre concretos, cerâmica, mármores, madeiras, alumínio, vidro e plásticos (com exceção de PE, PP, PTFE e silicones)


Adesivos com base em poliuretano


Embalagens com bico aplicador facilitam
o uso do adesivo de poliuretano
Os adesivos de poliuretano geralmente são comercializados na versão monocomponente e possuem uma textura pastosa (intermediária entre uma pasta e um líquido), que pode ser aplicada usando uma pistola ou diretamente da embalagem, e que gera um adesivo elastomérico com boa resistência à tração, ao rasgo e ao cisalhamento. Para aplicações em concreto também existem produtos que geram uma espuma expansiva, muito utilizada na colocação de portas.

Esses adesivos possuem uma grande variedade de tempos de cura, aplicações e melhor resistência ao descolamento em comparação com os adesivos baseados em epóxi.

Recomenda-se que a superfície que vai receber o poliuretano seja limpa com álcool ou acetona, quando possível, e que esteja seca no momento da aplicação. O querosene e a gasolina atacam o poliuretano e portanto não devem ser utilizados na limpeza.

Como o poliuretano é feito com 3 substâncias diferentes (entenda melhor aqui), a proporção de cada um desses componentes vai influenciar em uma série de propriedades. Então alguns produtos podem ter uma resistência melhor a óleos lubrificantes, por exemplo, enquanto outros podem apresentar problemas. Outro exemplo dessa variação é o tempo de cura, que pode ser de alguns minutos ou levar até dois dias, dependendo do produto.

Aplicações: juntas de dilatação em construções, pisos, caixilhos, trincas em concreto, madeira, pedras, azulejos, cerâmicas, calafetagem, plásticos (com exceção de PE, PP e PTFE) e construção civil em geral.


Adesivos com base em acrílico


Alguns adesivos acrílicos são
compostos de dois produtos
Os adesivos a base de acrílico tem como constituinte principal o monômero de metacrilato de metila, a matéria-prima do plástico acrílico. Os de composição mais simples tem a vantagem de serem transparentes, o que os torna ideais para a colagem de plásticos transparentes e translúcidos, como o próprio acrílico, policarbonato, PETG, PS e SAN, além do PVC e do ABS.

Alguns adesivos acrílicos podem ter em sua composição poliuretano ou silicone, o que sacrifica a transparência mas aumenta sua flexibilidade.

A cura inicial pode levar de 3 a 20 minutos, mas para que a cura seja completa deve-se esperar 24 horas. Para realizar a cura pode-se exigir catalisador ou não, assim como alguns adesivos são monos enquanto outros são bi-componentes, isso varia muito de produto para produto. Alguns geram calor (reação exotérmica) durante a cura.

O adesivo baseado em acrílico é comercializado na forma líquida (baixa viscosidade), portanto deve ser aplicado com seringa ou pincel. A superfície que vai recebê-lo deve ser previamente limpo com MEK (vulgo endurecedor de massa plástica), álcool ou acetona (prestar atenção ao fazer isso em plásticos pois o MEK reage com alguns deles, como é o caso do PS).

Aplicações: plásticos como o acrílico, policarbonato, PETG, PS, SAN, PVC , ABS, metais (exceto cobre), cerâmicas, ímãs, madeira, motores elétricos e, principalmente, alto-falantes.


Adesivos com base em cianoacrilatos


No Brasil os cianoacrilatos ficaram
mais conhecidos pela marca Super Bonder
São adesivos do tipo monocomponente de alta performance, com rápida cura quando na presença de umidade na superfície da peça a ser colada. Além de ter amplo uso na indústria e nas tarefas domésticas, os adesivos de cianoacrilato também encontram aplicações em procedimentos cirúrgicos.

As desvantagens do adesivo de cianoacrilato são sua baixa resistência ao calor, aos solventes, e à água, quando comparado aos adesivos estruturais. Em compensação, proporcionam excelente adesão a muitos substratos, incluindo metais e termoplásticos, com transparência e alta resistência, sem a necessidade de grandes quantidades do adesivo.

Aplicações: borracha, madeira, metal, plástico (com exceção de PE, PP, silicone e PTFE), couro e papel.

Bibliografia:
MAZUMDAR, Sanjay K., Ph.D. Composites Manufacturing: Materials, Product, and Process Engineering. Boca Raton: CRC Press LLC, 2000.
HARPER, Charles A.; PETRIE, Edward M. Plastics Materials and Process: A Concise Encyclopedia. Hoboken: John Wiley & Sons, Inc., 2003.
Informações dos seguintes fabricantes: Vedacit, Polipox, Loctite, Ultralub, Tekbond, Brascola, Amazonas, Bautech, Würth e Orbiquimica.
Artigo postado em 23/12/2016
Sobre o autor: Daniel Tietz Roda é Tecnólogo em Produção de Plásticos formado pela FATEC/ZL e Técnico em Projetos de Mecânica pela ETEC Aprígio Gonzaga. Trabalhou na área de assistência técnica e desenvolvimento de plásticos de 2008 até 2013 e atualmente é proprietário do Tudo sobre Plásticos.
© 2010-2017 - Tudo sobre Plásticos. Todos os direitos reservados.
Página inicial - Política de privacidade - Contato
TSP Messenger Minimizar  Aumentar
Para usar faça LOGIN ou CADASTRE-SE
Digite aqui: Enviar